O desastre ambiental no Rio Grande do Sul
- jornalcedsigma
- 20 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2024
por Anny Letícia e Júlia Ferreira
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma terrível situação de enchentes devido às chuvas excessivas. Muitas pessoas perderam seus bens materiais, familiares, casas e animais de estimação, ficando em situações precárias. Em uma ocorrência dessas, o Brasil inteiro, junto com ajuda do exterior, está se mobilizando para arrecadar doações com o objetivo de amenizar o estrago causado no Estado.
Mas como essas enchentes ocorreram? Devido a uma combinação de fatores climáticos, essa quantidade de chuva caiu. Meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de três fenômenos climáticos agravados pelas mudanças climáticas: uma intensa corrente de vento sobre a região, uma corrente úmida de água vinda da Amazônia, e um bloqueio atmosférico, reflexo da onda de calor que deixou o centro do Brasil em seca, intensificando as chuvas nos extremos do país.
Mesmo assim, ainda há pessoas que não olham para seu próprio povo e preferem dar importância a coisas menos significativas no momento, como o show da Madonna. Essas ações não são novidade; o Brasil já passou por outros incidentes, e muitos brasileiros não fazem questão de lembrar ou sequer ajudaram na época. Além disso, algumas pessoas aproveitam essas tragédias para ganhar dinheiro à custa da colaboração de outros desinformados.
É importante saber qual campanha é verdadeira na hora de enviar dinheiro para as arrecadações, pois existem muitos golpes que se dizem ajudas para o Rio Grande do Sul, mas são apenas mentiras para usufruir da situação. Para auxiliar na hora de fazer um Pix, alguns influenciadores criam anúncios para combater as falsas chaves que circulam nas redes sociais. Pensar que até mesmo os brasileiros deste estado do Sul não possuem empatia nessas horas é algo de partir o coração.
Muitas doações foram feitas até agora, mas a mais importante e necessária na circunstância atual é a água. A falta de água no estado é tão preocupante que muitos sulistas começaram a esvaziar os mercados comprando galões que poderiam ser usados por outras famílias, agravando ainda mais a ausência da bebida mais importante contra a desidratação que enfrentam. Qualquer tipo de ajuda para essas vítimas será muito apreciada pelo estado. Algumas opções de doações são: roupas, calçados, água, comida, cobertores, colchões e produtos de higiene como shampoo, sabão, detergente, absorventes, entre outros.
Além das doações, também devemos contextualizar os acontecimentos sociais relatados nos abrigos. Pessoas estão abusando sexualmente de outras, mesmo em uma situação precária como essa. Depois de perderem tudo, meninas e mulheres ainda precisam sobreviver a essas tristes ações que sofrem. Esse é um dos vários problemas sociais, que incluem o desaparecimento de pessoas, a morte de familiares e animais, e a dificuldade de reconstruir tudo quando a água baixar.
O Centro Educacional Sigma também está fazendo sua parte. Recentemente, a escola fez arrecadações tanto de dinheiro quanto de materiais. Na quinta-feira, durante o evento Sigma-Mundi, os CEOs de um dos comitês planejam fazer mais arrecadações. Se você quer ajudar, mas não conseguiu participar de nenhuma dessas arrecadações feitas pelo Sigma, todo o Brasil está com campanhas para juntar doações para o Rio Grande do Sul.
Até mesmo o próprio estado reativou o canal oficial de doações, centralizando a ajuda financeira, fornecendo segurança aos doadores e ampliando a transparência na alocação do dinheiro. A movimentação dos recursos passa por auditoria e fiscalização do poder público. Mais informações sobre essa ação podem ser encontradas no site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Faça sua doação para o SOS Rio Grande Sul a partir do QR Code abaixo.
CNPJ: 92.958.800/0001-38 - Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer).
Yorumlar