top of page

O que é "ser pensante" segundo vanessa cajá

Se tornar um “Ser pensante” é importante, mas você sabe o que é isso?

Gabriella Cecílio
Júlia Ferreira

Letícia Leme

Se você é um aluno Sigma e teve aulas de redação com Vanessa Cajá, você já deve ter ouvido ela falar várias vezes esse termo. Apesar disso, muitos não sabem, de fato, seu significado ou sua importância. Uma vez que todos nós devemos exercer esse papel, o caderno de Arte e Cultura decidiu entrevistá-la para sanar todas as dúvidas acerca do tema.

[...] apresenta correções gramaticais

Vanessa Cajá — Olá lindos queridos, eu sou a professora Vanessa Cajá, leciono redação no sigma, sou apaixonada pelo que eu faço e estou muito feliz de estar aqui!

G. Professora, o que seria para senhora ser um ser pensante?

É até engraçado essa pergunta, porque é uma expressão que eu geralmente uso em sala. “Ser pensante” é um ser que tem capacidade crítica. E ter capacidade crítica significa olhar para si, olhar e refletir sobre o que de fato há no mundo, o que de fato há em si e de que modo isso pode construir ou contribuir para uma sociedade melhor, até mesmo em uma que tem que ser melhorada. É mais ou menos isso.

J. Então isso evitaria se tornar uma pessoa alienada ou pega pelo “vale da ignorância”?

Evitaria, mas eu, por outro lado, entendo que se tornar um ser pensante não é um processo tranquilo para todo mundo. Infelizmente nem todos tem acesso às mesmas informações, aos mesmos professores, aos mesmos livros. Então, cada um tem o seu processo. A questão da formação da consciência humana é complexa. A formação da mente humana é complicada, então depende do ponto de vista, do referencial, mas cada um tem o seu olhar pra vida. Evitaria? Sim, mas cada um do seu jeito, no seu ritmo.

L. E quais são os perigos de se recusar a seguir na busca do conhecimento e do senso crítico?

Quando isso é uma escolha consciente, a tendência é que a nossa sociedade se torne cada vez mais totalitária, os nossos tempos atuais são tempos de muito acirramento. Ideológico, político não necessariamente partidário, embora também seja, mas existe uma polarização muito forte. Quando você é do lado A você não pode ser do lado B e, realmente, para alguns assuntos, não tem como ser e muitas vezes dependendo do lado de onde estamos a gente nem tem interesse, entretanto se recusar quando é uma escolha consciente é muito grave. Quando você possui acesso à informação e apresenta condições ferramentais, ou seja, livros, professores, ideias, e se recusa a enxergar a realidade por uma perspectiva meramente pessoal é um retrocesso social.

J. Quais os benefícios de seguir sob essa perspectiva?

Entendam que o benefício é o início de um longo caminho da construção de uma sociedade equânime.

 

L. E como podemos nos tornar seres pensantes?

Principalmente para vocês, alunos do ensino médio, tornar-se um ser pensante significa estar aberto. Foi uma das coisas que eu disse pra vocês no início do ano. Você chegou até aqui, você é um aluno do terceiro andar, então um aluno do ensino médio. Você precisa estar aberto, nem que seja pra recusar no final. Mas é preciso estar aberto para conhecer coisas, ideologias, fatos históricos e depois olhar pra si no sentido de pensar: isso me serve? O que isso tem a me ensinar? Você pode ler um conto do Machado de Assis e aprender sobre a sociedade. Você pode na aula de filosofia conhecer a ideia de, por exemplo, impermanência de Heráclito. De que forma, na sua vida, no seu contexto, isso te serve?

bottom of page