top of page

O primeiro SigLivroLivre do ano foi um sucesso

Realizado nas três unidades do Colégio Sigma, o Clube do Livro de Abril contou com as leituras escolhidas pelos participantes

Por: Professora Daniele Souza, com a colaboração dos professores Guilherme Alves, Luciana Aguiar e Gabriel Farias

O primeiro Clube do Livro de 2023 aconteceu no mês de Abril nas três unidades do Colégio Sigma: Asa Norte, Asa Sul e Águas Claras e contou com a presença dos estudantes que se inscreveram, além dos professores que coordenam o projeto em cada uma das unidades. Denominado SigLivroLivre, no clube, os estudantes que participam do projeto fazem uma votação e selecionam o livro que desejam ler com os colegas. Depois da escolha, os participantes têm o mês inteiro para a leitura da obra e posterior discussão com o grupo de cada uma das unidades. Na unidade da Asa Norte a obra escolhida para o mês de Abril foi "Capitães de Areia", do escritor Jorge Amado. Na Asa Sul, o livro selecionado pelos participantes foi "Gótico Nordestino" de Christiano Aguiar, e em Águas Claras, a obra "A metamorfose" de Franz Kafka, foi a mais votada pelos estudantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capitães de Areia, de Jorge Amado, na Asa Norte

Na unidade da Asa Norte, sob coordenação do Professor Guilherme Alves, os participantes escolheram a obra "Capitães de Areia", do escritor baiano Jorge Amado. Publicada em 1937, a obra atemporal expande a percepção dos leitores acerca de questões sociais brasileiras, como a desigualdade social e a falta de empatia nas relações humanas. Além é claro, da problemática relacionada à negligência governamental acerca dos menores infratores na região da Bahia dos anos 30. O professor Guilherme, a pedido do Jornal Sigma Hoje, falou um pouco sobre a experiência com a leitura: “Cada unidade é independente para escolher a sua leitura do mês no SigLivroLivre, o nosso clube do livro. Nós, na unidade de Asa Norte, lemos em abril o romance de Jorge Amado, Capitães da Areia. Um livro fantástico que conta a história de um grupo de jovens, os quais compõem a cidade de Salvador do início do século XX. Em meio à criminalidade e a um cenário que força os meninos a tomarem atitudes de gente grande, o livro transparece, às vezes, a pureza, muitas vezes, a inocência, mas, a todo instante, a realidade vivida por inúmeras crianças do nosso Brasil. Pedro Bala, Sem-Pernas, Pirulito, Dora e muitos outros criam um cenário envolvente para que enxerguemos de perto uma vida de durezas, mas também de sentimentos profundos e verdadeiros, os quais nos despertam sensações, frequentemente, contraditórias. Um clássico da literatura brasileira foi a nossa primeira leitura”, reforçou.

 

 

 

 

 

Gótico Nordestino, de Christiano Aguiar, na Asa Sul

Já na unidade da Asa Sul, sob a coordenação do Professor Gabriel Farias, os estudantes escolheram a obra "Gótico Nordestino", do escritor paraibano Christiano Aguiar. Lançado em 2022, o livro subverte as histórias de terror com uma narrativa vibrante, moderna e contemporânea, por meio de nove contos com os mais diversos panos de fundo para uma produção que chama atenção dos jovens e funciona como um ótimo recurso para a construção de repertórios socioculturais. A convite do Jornal Sigma Hoje, o professor Gabriel deu algumas palavras sobre o Clube:  "O SiglivroLivre, como o próprio o nome sugere, é um grupo que pretende ser um espaço não somente de leitura, como também de acolhimento, porque, ao meu ver, quando nos debruçamos sobre um texto, principalmente o literário, várias associações com a nossa própria vida real são feitas e isso é motivo de conversa. No pouco tempo que estou na administração do grupo da Asa Sul, pude notar um real interesse dos membros em compartilhar seus pontos de vista sobre o que foi possível ler. Digo isso porque, pelo menos no último encontro,  os alunos não conseguiram ler todos os contos do livro Gótico Nordestino, mas isso não é problema. Lemos um conto juntos e debatemos aspectos dele e de outras obras relacionadas, inclusive da obra "Noite na Taverna", do Álvares de Azevedo. O importante é trocar e compartilhar. Mesmo com todas as outras tarefas da escola, acredito que uma horinha de leitura descompromissada não deve impedir nada. Pelo contrário! Acho até que ajuda na criatividade. Por isso, aos alunos que sentirem que querem participar do grupo, mas têm medo de ficar mais atarefados, meu convite é vir ao grupo e participar como pode! O próximo livro é "Torto Arado", de Itamar Vieira Jr. e estou bastante ansioso para saber as impressões!" -

completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Metamorfose, de Franz Kafka, em Águas Claras

Em Águas Claras, a professora Luciana Aguiar foi a responsável por conduzir os estudantes durante a primeira leitura do SigLivroLivre na unidade. A obra escolhida foi "A metamorfose", do escritor tcheco, Franz Kafka. Lançado em 1915, a atemporal produção levanta uma série de questões sobre a vida do personagem principal Gregor Samsa, que acabou fazendo parte neste mês, também da vida dos participantes do nosso Clube do Livro. Para Luciana "o SigLivroLivre é um projeto que nasceu em 2022 no Colégio Sigma com o objetivo de reunir leitores apaixonados pela literatura em um clube do livro, incentivando-os a estabelecer o hábito da leitura e a aprimorar a oralidade no intuito de externar, nos encontros mensais, a criticidade em relação ao mundo que os cerca. Na ocasião, também é mostrado para o grupo que a literatura é a arte da palavra que pode ser vista como autoconsciência da humanidade, mostrando, por meio da ficção, a realidade, que aparece transfigurada em objeto estético." - ressaltou a professora.

Objetivos do Clube do Livro

O SigLivroLivre tem por objetivo incentivar e promover o hábito da leitura entre os estudantes do Ensino Médio. No clube os participantes possuem total autonomia para escolher as obras e para manifestarem suas opiniões acerca dos livros lidos. É um espaço, conforme foi dito pelo professor Gabriel, também de escuta, de encontro e de acolhimento. Outro reforço, feito pelo professor Guilherme é sobre o despertar de sensações por meio da leitura, para sensibilizar e humanizar os leitores do clube e conforme reforçado pela Professora Luciana, de ampliar a criticidade dos participantes. Além disso, é um ponto de encontro para os estudantes discutirem novos repertórios e leituras de mundo para o desenvolvimento de novas habilidades.

Ainda para a professora Luciana Aguiar, "o clube do livro aprimora o vínculo do estudante com a língua portuguesa e com a teoria literária, que embasa a construção das obras, contribuindo para a construção crítica, para a argumentação e para a humanização do leitor, que passa a desenvolver, também, uma consciência estética e social. Para finalizar, é proporcionado um lanche especial. Nessa edição de 2023, o primeiro livro escolhido na unidade de Águas Claras foi “A metamorfose”, de Franz Kafka. A leitura e a discussão da obra permitiram que os estudantes conhecessem um dos livros mais lidos no mundo. Puderam conhecer, apreciar e refletir sobre importantes questões levantadas pelo Kafka, as quais levam o leitor a pensar acerca das contradições que envolvem a família burguesa."

Participe do nosso Clube do Livro

O Clube continua recebendo inscrições. Se você deseja participar, procure no Instagram o perfil @sig.livrolivre. Envie uma mensagem por direct. Você também pode procurar o professor Gabriel Farias, na Asa Sul, o professor Guilherme Alves, na unidade Norte, e a professora Luciana Aguiar em Águas Claras.

 

O Clube está esperando por você. Venha!

3ce56a77-79a4-475b-a2a5-d8370b12401e.jpg

Clube do Livro SigLivroLivre no Sigma Norte, com o professor Guilherme

8a3c6592-33f2-439b-bb82-035a335a903e.jpg

Clube do Livro SigLivroLivre no Colégio Sigma Asa Sul, com o professor Gabriel.

WhatsApp Image 2023-05-10 at 16.23.00.jpeg

Clube do Livro SigLivroLivre no Colégio Sigma Águas Claras, com a professora Luciana.

bottom of page