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Semana de Arte Moderna e o protagonismo do aluno 

A Semana de Arte Moderna é um evento promovido pelo Colégio Sigma, destinado aos alunos do terceiro ano do ensino médio, voltado ao conteúdo que eles estudam em arte, literatura e história. É uma noite que acontece na escola e representa a relevância da Semana da Arte Moderna na arte brasileira do século XX. Os estudantes realizam atividades variadas, como: teatro, releituras de pinturas, reescritas de poemas. Segundo a professora de redação do terceiro ano, Vanessa Cajá, o projeto tem a cara dos alunos, eles criam e os professores ajudam orientando.

Entrevista com a professora Margarete Lopes de artes visuais da terceira série.

Qual é a relevância da Semana de Arte Moderna na arte brasileira?
A relevância está ligada à questão da atualização da inteligência da arte brasileira. Até fevereiro de 1922, o Brasil, acerca de produção de arte e literatura, estava muito voltado a um Estado conservador. Então, devido a isso, os artistas começaram uma movimentação por meio de um manifesto - o Manifesto Modernista - e chamaram isso de Semana da Arte Moderna. Quiseram, assim, mostrar o que desejavam para a arte brasileira: liberdade de expressão, autonomia.

 

Sobre o projeto da escola, a quanto tempo você participa e como ele surgiu?
Na verdade, fui uma das mentoras do projeto. A ideia foi minha e convidei outros professores, porque o Modernismo não ocorreu apenas na arte visual, foi um processo que a associou com  literatura e  música. Então, chamei a professora de literatura do terceiro ano e ela adorou a ideia. Logo, precisaríamos reproduzir fatos que fundamentaram esse momento, isso significa história. Apresentamos a ideia à coordenação de história e eles acataram. Assim, resolvemos organizar o que queríamos, fazer com que o aluno seja protagonista do próprio conhecimento. Eles já tinham estudado o assunto separado, em disciplina distintas, mas, agora, iriam reconstituir o evento a partir disso. Teriam, então, a oportunidade de mostrar a visão que adquiriram, como um todo, sobre o ocorrido.

Quando começou?
Acredito que essa seja a vigésima edição.

Qual o seu papel no projeto?
Eu coordeno toda área da arte visual, então, os alunos que escolhem acompanhar a produção dos artistas plásticos. Esses estudantes buscam nos artistas modernos brasileiros aquele com que eles têm afinidade e a partir disso criarão a própria obra, mas mantendo uma sintonia com os artistas, porque nós estamos fazendo um tributo a eles. 

 

Entrevista com o professor de geografia do terceiro ano, Paulo Macedo.

 

Qual seu papel no projeto? 
Eu sento com os professores de história e filosofia, nós planejamos o que eles irão fazer. Minha parte é a da orientação e a de fazer acontecer o que o pessoal das humanidades planejou para área do teatro, das esquetes. Então, coordeno a parte de humanidades e coloco a mão na massa com o teatro final.

Na sua opinião, o que há de mais especial no evento?
O protagonismo dos alunos. O estudante que pensa, o projeto se desenvolve a partir das ideias deles. O pessoal da arte: o aluno quer expor aquilo que ele pintou, que ele esculpiu. As pessoas de história: precisam desenvolver o roteiro todo, nós damos a orientação e eles pesquisam e escrevem. Galera da literatura: eles buscam as informações, eles escrevem, fazem as releituras. Então, o que mais me chama atenção é que todos os anos o evento acontece com o que os alunos fazem, a gente só orienta.

 

Entrevista com a aluna participante do projeto, Beatriz Mazoni.

Por que você escolheu participar do evento? 
Por eu achar interessante e por ser um projeto alternativo ao Sigma-Múndi, que é debate, e eu queria algo mais artístico como a Semana de Arte Moderna.

Quais são as suas expectativas? 
Eu espero muito do evento, porque eu estou fazendo um painel de dois metros e acho que vai ficar muito bom. Comparando com os outros anos, estamos tentando fazer melhor.

O que você já tinha ouvido falar sobre o projeto?
Eu fui no do ano passado pra ter uma ideia e achei muito interessante a peça do final. É muito legal, parece uma imersão.

 

Algo de interessante que você achou sobre a Semana da Arte Moderna do Sigma.
Gostei muito que eles nos permitiram escolher mais de uma área, achei isso muito bom e interessante. 
   

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