top of page

Taylor swift lança novo álbum: The Tortured Poets Department

por Clara Bastos Lopes


Dor, amor, depressão, luto e corações torturados... Tudo isso está incluso na nova obra de Taylor Swift, lançada no dia 19 de abril à uma hora da madrugada. É o seu 11º álbum de estúdio e foi anunciado em fevereiro, durante a cerimônia do Grammy, na qual Swift conquistou pela quarta vez o prêmio de Álbum do ano. A cantora surpreendeu seus fãs que esperavam ansiosamente pela regravação de “Reputation” e no seu lugar receberam um trabalho “novinho em folha”.


Capa do novo álbum de Taylor.
The Tortured Poets Department é o 11º álbum de estúdio de Taylor.

Inicialmente, como primeira versão, o álbum tinha 16 músicas e duas delas com contribuições: "Fortnight", com Post Malone, que foi escolhida para ser o primeiro single da nova era e "Florida!!!", com Florence + the Machine. Porém, uma hora após o lançamento, Taylor nos apresenta “The Tortured Poets Department: The Anthology” com 15 músicas a mais, somando no total 31.


"The Tortured Poets Departament é um álbum DUPLO secreto", explicou Swift. "Eu escrevi tantas poesias torturadas nos últimos dois anos e queria compartilhar tudo com vocês, então aqui está a segunda parte do TTPD: The Anthology. 15 músicas extras. E agora a história não é mais minha... é toda sua."



Recordes:

Com muita repercussão e impacto, a obra de Taylor vem quebrando uma sequência absurda de recordes. Confira alguns deles a seguir:


  • "The Tortured Poets Department" se tornou o álbum mais transmitido do Spotify em um único dia. Em menos de 12 horas de contagem, o álbum já ultrapassou 76 milhões de streams.


  • Taylor Swift quebra oficialmente seu próprio recorde de maior dia de streaming na história do Spotify, com 380 milhões de streams em seu catálogo no dia 19 de abril. Nenhum outro artista atingiu 200 milhões.


  • O álbum e o hit "Fortnight" conquistaram o #1 nas paradas globais e dos EUA no Spotify.


  • .Em menos de 24 horas de sua estreia, “The Tortured Poets Department” se tornou o disco mais ouvido em seu dia de estreia nas plataformas de streaming Amazon Music, Apple Music e Spotify. 


  • O 11º álbum de estúdio da cantora foi o primeiro a superar a marca de 200 milhões de reproduções em apenas um dia no Spotify. Além do feito histórico, a artista também colocou a novidade no topo dos álbuns mais ouvidos da plataforma de áudio, superando os próprios recordes mais uma vez. Antes, Midnights, de 2022, e 1989 (Taylor's Version), lançado em outubro do ano passado, ocuparam a mesma posição e, atualmente, são os três discos mais ouvidos do serviço.


  • Em menos de uma semana, o disco da estrela pop passou de um bilhão de streams – que nada mais é do que o número total de vezes que um produto musical foi ouvido no Spotify. Taylor Swift atingiu o marco em 22 de abril, tendo quebrado o recorde em apenas 4 dias desde o lançamento do disco.


  • Taylor bateu seu próprio recorde de discos de vinil mais vendidos em um só dia, com 700.000 mil cópias. A marca foi obtida já na sexta-feira, dia do lançamento. O álbum que ostentava o posto anteriormente era o “1989”, lançado pela cantora em 2014. Na época, o disco vendeu 693.000 vinis em um mesmo dia.


  • The Tortured Poets Department” (“TTPD”) vendeu 1,5 milhão de cópias nos EUA nos seus primeiros três dias. 



Relatos da artista sobre o álbum

"Uma antologia de novas obras que refletem acontecimentos, opiniões e sentimentos de um momento fugaz e fatalista - que foi ao mesmo tempo sensacional e triste em igual medida.


  Este período da vida do autor acabou, o capítulo foi encerrado e fechado com tábuas. Não há nada para vingar, não há contas a acertar depois que as feridas cicatrizam. E após uma reflexão mais aprofundada, um bom número deles acabou sendo auto infligido. 


Este escritor acredita firmemente que nossas lágrimas se tornam sagradas na forma de tinta em uma página. Depois de contarmos nossa história mais triste, poderemos nos livrar dela. E então tudo o que resta é a poesia torturada."



Desfecho

Se você ainda não escutou as músicas da Taylor, o que está esperando? Um álbum que mesmo triste e depressivo é cheio de vida. Aborda muitos sentimentos e emoções proeminentes dos autos e baixos dos relacionamentos da cantora. Não só isso, mas também referências a momentos históricos importantes como na música “Cassandra”, alfinetadas a pessoas que lhe causaram dor no passado como em “thanK you aIMee”, citações a artistas atuais: “The Tortured Poets Department” e a artistas antigos que fizeram história: “Clara Bow” e até mesmo possíveis menções a filmes da Disney como em “Peter”.


Um álbum com pop, rock e folk que vem adquirindo diversas críticas positivas desde apps de música ,como Spotify e Apple Music, a revistas importantes sobre a indústria da música como a Billboard. Não perca as maravilhas do TTPD, aproveite cada nota do piano ou acorde da guitarra. A Taylor foi deslumbrante na construção de cada letra e melodia e cada segundo de cada música vale a pena. Espero que aproveite o álbum tanto quanto eu.





Posts recentes

Ver tudo
Viver.

Eu tenho uma tendência em colocar as mesmas músicas para escutar, toda vez. É uma espécie de conforto, eu acho. Todas as memórias boas...

 
 
 
Minha querida

por Júlia Uma juventude que foi perdida? ou uma juventude que está sendo revivida? Olho para trás e vejo minha querida Penso se a...

 
 
 

Comments


bottom of page