O telescópio James Webb pode ter refutado a teoria do Big Bang?
- jornalcedsigma
- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
por Laura Klaver
O Big Bang, a teoria mais aceita hoje pela comunidade científica para descrever o início do universo, pode ter sido desmentida? Recentemente, o telescópio James Webb captou imagens que podem ter aberto espaço para muitas teorias da conspiração e fake news sobre o Big Bang estar errado. A comunidade científica, mesmo sem ter afirmado nada conclusivo, precisa acalmar a mídia e tentar entender o que pode ter acontecido com as fotos mostradas pelo telescópio.
Há pouco tempo, os astrônomos ficaram confusos com as imagens de galáxias distantes que o telescópio enviou. Nas fotos, as galáxias estão com um perceptível tom avermelhado, um fenômeno usado para calcular a distância de objetos astronômicos até o nosso sistema solar: o chamado redshift (que é traduzida para português como o desvio para o vermelho), causado pela expansão do universo. Estes objetos estavam muito afastados de nós, e isso fez o comprimento de onda da luz se esticar e ficar num tom avermelhado.
Porém, os cientistas notaram que essa galáxias estavam mais longe do que os cálculos de redshift anteriores, que inclusive eram os maiores já vistos em algumas fotos. O maior problema seria elas estarem "evoluídas demais" para a idade do universo, até mais do que os modelos atuais regem. Por exemplo, uma das galáxias teve sua idade anunciada como apenas 250 milhões de anos mais nova que o Big Bang, que é muito pouco para o modelo de formação de galáxias que conhecemos hoje.
Entretanto, vários pseudo-pesquisadores utilizaram artigos sobre esse assunto de forma precipitada, com o intuito de espalhar notícias falsas sobre os cientistas estarem em pânico com estas imagens. A maior parte deles são totais negacionistas da teoria, mesmo com todas as comprovações da expansão do universo, da radiação cósmica de fundo (que são resquícios da luz do Big Bang) e etc.
Cosmólogos apontam que é muito mais provável que talvez não seja a teoria do Big Bang que esteja errada, mas sim a nossa teoria de formação de galáxias. O grande problema não seria tentar entender oque aconteceu, mas sim explicar isso para a mídia agitada com a chuva de fake news e teorias sem sentido aparente. Como dizia Carl Sagan “para comprovar uma teoria extraordinária é preciso evidências extraordinárias”, no entanto, fake news não são evidências extraordinárias.
Os astrofísicos não precisam refutar a teoria do Big Bang para explicar as fotos, só precisam retirar as restrições do modelo de formação de galáxias atual, e isso não é motivo de preocupação. É assim que os conhecimentos que temos hoje foram descobertos e aprimorados. É errado afirmar que sabemos de tudo. As fotos apenas mostraram que não tínhamos o quadro todo para a ideia de formação de galáxias, e até antes das fotos serem divulgadas, a teoria da formação delas já era inacabada. Isso serve como um aviso para não acreditar em tudo o que se vê na Internet.
Commenti