top of page

Bem-estar na escola: como manter sua saúde durante a semana de provas?

por Giovana Faria



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença”. Seguindo essa lógica, muitos estudantes, apesar de não apresentarem fisicamente nenhum sinal de enfermidades, estão de fato adoecidos. Esses foram afetados por diversos fatores, entre eles, a pandemia, a pressão externa, a interna e a falta de uma rotina saudável. Dessa forma, são necessárias mudanças nos hábitos para que sua saúde seja preservada.


É fundamental não deixar a saúde de lado durante semanas de provas.

A pandemia contribuiu muito para o estresse dos estudantes. Retornar dessa época difícil, em que pouco foi aprendido e ser surpreendido com provas complexas e notas abaixo do esperado, não é fácil para ninguém, ainda mais para uma criança ou um jovem. Assim, a pandemia contribuiu para um déficit educacional severo que até hoje estão tentando reparar.


A pressão externa e a pressão interna também são fatores que contribuem para a falta de saúde de certos estudantes. Diversos responsáveis cobram de seus filhos coisas impossíveis de serem realizadas, deixando os estudantes malucos tentando corresponder a todas as expectativas colocadas sobre seus ombros. Já os estudantes que não sofrem essa pressão em casa muitas vezes colocam pressão sobre si, já que provavelmente sempre foram bons estudantes; e seus pais não os cobravam tanto, mas, com medo de decepcioná-los, dão tudo de si em questões educacionais. 


Chegando ao verdadeiro motivo desse artigo, é comum que adolescentes fiquem doentes em épocas de prova. Isso ocorre, porque o estresse gerado por esse período diminui a imunidade desses jovens, deixando-os mais expostos a infecções. Além das doenças que deixam seu corpo mais fraco, também não podemos deixar de descartar o impacto e o crescimento, nos últimos anos, no número de doenças mentais em jovens.


Mas como resolver isso? Como evitar essas doenças e ainda assim ir bem nas provas? Bom, isso não é uma resposta simples, e sim, há vários fatores que podem contribuir para evitar essas adversidades. O primeiro fator que pode auxiliar é a rotina, que é algo simples de falar, porém difícil de aplicar; no entanto, quando feita da forma correta, de forma a não sobrecarregar o indivíduo, é algo muito benéfico. Muitas escolas já oferecem consultas com profissionais para ajudar a criar a sua rotina baseada nas suas atividades semanais. 


Outro fator essencial para a manutenção da saúde dos estudantes é o exercício físico. Por mais que o aluno ache impossível encaixar isso na rotina, é muito importante, pois o exercício não auxilia somente seu bem-estar físico, mas também ajuda muito no mental, de forma que é indispensável que ele esteja presente no seu dia a dia. 


Portanto, a resposta é tão simples que assusta: o essencial é o equilíbrio; não adianta estudar sem descansar. Por isso, não abdique do seu sono nem de seus momentos com a família, mas também não deixe de estudar quando puder. Resultados só virão com esforço, mas abrir mão de tudo não é a resposta; e quando você sentir que não consegue lidar com tudo isso sozinho, procure ajuda profissional, eles com certeza conseguirão te auxiliar nessa jornada rumo à vida adulta.


Comments


bottom of page