Cartão de aproximação
Pedro Rocha e Susanna Andrade - Águas Claras
O que é o cartão de aproximação?
O pagamento por aproximação é uma tecnologia que existe há muitos anos, entretanto, tomou fôlego nos estabelecimentos de todo o Brasil apenas no início de 2020 com o intuito de facilitar o pagamento. Para esse modo no cartão funcionar precisa haver um chip de comunicação sem fio. Geralmente, o NFC (Near Field Communication) é o método utilizado. Os cartões que possuem essa tecnologia são identificados com um símbolo de antena (semelhante ao do Wi-Fi).

Como funciona?
A tecnologia "contactless" possibilita pagamentos por aproximação tanto de cartões quanto eletrônicos. Então , no ato da compra só se faz necessário uma aproximação de cerca de 4 cm do leitor e a transação é efetivada. Ondas de rádio entre o cartão e o terminal são responsáveis por compartilhar as informações da conta em uma compra. Além disso, todo esse percurso é criptografado.
Vantagens:
-Informações criptografadas;
-Agilidade maior na compra;
-Na pandemia, se tornou uma opção muito útil para manter o distanciamento;
-Há menos chances de ocorrer desgaste no cartão.
-Vantagem extra: você não precisa ligar para sua mãe perguntando a senha...
Desvantagens:
-Cobrança de valores mais alto, o que ocorre também em cartões tradicionais, mediante a
desatenção do comprador;
-Facilidade de uso inadequado em caso de furto ou perda;
Ou seja, não são diretamente associadas a falhas na tecnologia, mas sim, a má conduta moral. Como ressalva, não ter limite muito alto no cartão para aproximação, conferir o valor da compra antes de pagar, acompanhar o extrato regularmente nos aplicativos dos bancos e carteiras digitais e reportar ao banco caso haja alguma compra desconhecida.