top of page

TEMPO DE ELEIção

Por Fernanda Cunha Vanderlei - Asa Sul

2022 é um ano de eleições no Brasil e, apesar de muitos cidadãos não reconhecerem a importância desse acontecimento, votar e participar diretamente da política do país é fundamental para a garantia dos direitos humanos.

O regime democrático tem como uma das suas principais funções a proteção dos direitos humanos fundamentais.  Democracia é um termo de origem grega composta pelos radicais “Demos” e “Kratos”, que significam, respectivamente,

foto urna.webp

“povo” e “governo”. Em linhas gerais, o regime democrático é um governo em que o povo exerce soberania.  Sendo assim, esse regime e a Constituição Brasileira de 1988 garantem uma das principais características da participação política: o direito de votar.

Porém, o voto nem sempre foi um direito de todos. Durante muito tempo da história brasileira, ele era censitário, ou seja, somente uma parcela da população tinha direito ao sufrágio.  Apenas em 1988, após o processo de redemocratização do Brasil, foi promulgada a atual Constituição Federal, a qual consolidou o voto universal e secreto e implantou o facultativo aos jovens de 16 e 17 anos. Por meio da votação, o eleitor tem a possibilidade de escolher, dentre várias opções previamente estabelecidas, uma pessoa que o representará em instituições políticas por um período determinado.  Portanto, fazer essa escolha de maneira consciente é o caminho mais adequado para que o Brasil se torne um país melhor. 

Posto isso, as eleições de 2022 serão uma ótima oportunidade de eleger um representante que, por sua opinião individual, melhor representará o país. Jovens nascidos entre 2003 e 2006 poderão, pela primeira vez, votar.  Para que isso seja possível, terão que obter seu título de eleitor até o dia 4 de maio de 2022 de maneira simples e rápida por meio do site https://www.tse.jus.br/ . Dessa forma, o Brasil se encaminhará para ter um sistema político cada vez mais democrático.

bottom of page